Quase tudo na vida se quer sólido: um emprego sólido, um amor sólido... um champô sólido e um sabonete sólido!
Brincadeiras à parte, esta é talvez uma das mudanças mais difíceis de se fazer. Dá medo deixar de usar os nossos produtos preferidos, não é? Mas é uma ótima forma de reduzir o nosso impacto no meio ambiente, além de serem, na maioria das vezes, constituídos por ingredientes orgânicos e de base vegetal, muito mais amigos da nossa pele e do nosso couro cabeludo.
Vamos à lista de vantagens?
São mais económicos, pois duram mais tempo. À primeira vista parecem ser mais caros, mas duram meses, se os utilizarmos corretamente!
Não necessitam de embalagem de plástico (são geralmente embalados em pequenas embalagens de cartão reciclável, que podem também ser reutilizadas).
A pegada carbónica do seu transporte é menor, pois os produtos no estado líquido são muito mais difíceis de transportar e são também mais pesados, devido ao maior teor de água.
São mais amigos do meio aquático, pois são normalmente formulados com agentes tensioativos biodegradáveis, feitos à base de côco, em contraste com os agentes tensoativos sintéticos encontrados nos produtos de higiene convencionais. Para os mais curiosos, os agentes tensoativos interferem nas taxas de aeração dos rios e lagos, por provocarem redução da tensão superficial no meio, impactando o funcionamento desses ecossistemas.
Deixam o nosso cabelo mais saudável e limpo por muito mais tempo, sem agredir a pele e o couro cabeludo.
São mais fáceis de transportar em viagem.
Concluindo, ter uma rotina de higiene sólida tem muitas vantagens e é uma questão de hábito. De que estás à espera para mudar?

#sustentabilidade #sustentabilidadenapratica #sustentabilidadeambiental #menosdesperdicio