Toalhitas Reutilizáveis

Se tivesse de escolher uma mudança simples que se traduza numa grande redução do impacto ambiental durante a Maternidade, escolheria as toalhitas!


Têm noção de quantas toalhitas descartáveis uma criança gasta na sua infância? Nem eu. São tantas as mudas de fralda e as refeições (e as sopas e papas que se espalham por todo o lado ....) que nem dá para contabilizar! Mas todos sabemos onde elas terminam: no aterro ou nos oceanos, e algumas podem demorar mais de 100 anos para se decomporem.


Um estudo da Sociedade de Conservação Marinha, no Reino Unido, concluiu que existem 35 toalhitas/km de praia. É importante que se perceba que estamos a criar um problema enorme ao usar estes pequenos pedacinhos húmidos e perfumados para limpar tudo e mais alguma coisa.

Comecei esta mudança muito depois das fraldas reutilizáveis (mal eu sabia que a única dificuldade era mesmo decidir mudar). Comprei 3 packs de marcas diferentes e fiz algumas em casa a partir de um lençol velho. Gastei cerca de 22 euros e tenho toalhitas para uma vida.


Para utilizar, costumo humedecer apenas com um pouquinho de água. As lavagens também não têm nada de complicado, lavo em conjunto com todo o tipo de roupa e, depois de secas, dobro a meio e divido algumas entre a cozinha e quarto.


Mas produzir toalhitas de pano não tem mais impacto que produzir descartáveis? Ouço isto algumas vezes. Primeiro, se as fizerem com o que têm em casa, esta questão não se coloca. Segundo, tudo depende do número de utilizações que vão dar. Se comprarem para usar 5x, esqueçam. Se usarem muuuuitas vezes, então o impacto compensa! Além disso, quando já não houver bebés, podem ser utilizadas como panos para limpar o pó, panos multiusos ou toalhitas desmaquilhantes. Mas o que compensa mais no final disto tudo é ter a consciência tranquila de que as minhas toalhitas não serão a causa de morte de um animal.


#sustentabilidade #sustentabilidadenapratica #sustentabilidadeambiental