top of page

Porque Devemos Evitar Beber Água Engarrafada?

Já todos sabemos que beber água engarrafada não é a mesma coisa que beber água da torneira. Enquanto a primeira é água mineral natural ou água de nascente (100% natural), a segunda é predominantemente proveniente de águas superficiais (rios, lagos ou reservatórios) e requer desinfeção antes de ser distribuída.


Desconstruir o hábito de beber água engarrafada, quando não há a opção de beber água de fontes ou captações domésticas, é um verdadeiro desafio! O primeiro passo passa por confiar na água da torneira e, nesta matéria, podemos estar descansados. A água da rede pública em portugal é maioritariamente segura! Se estão céticos quanto à segurança da vossa água da torneira, confirmem os últimos resultados da qualidade da água do vosso concelho, no site da ERSAR, ou junto da própria entidade distribuidora.

Sabe a cloro? Experimenta encher uma jarra com água, agitar um pouco e deixar repousar umas horas ao ar livre, o sabor a cloro vai diminuir. Ou... utiliza um filtro de carvão ativado!


Mas porque devemos evitar beber água engarrafada?


  • Estamos a alimentar uma cadeia de produção, distribuição, recolha e reciclagem de embalagens de vidro ou plástico. Milhões delas! A isto ainda acresce o impacto ambiental das que não são descartadas nos ecopontos e acabam nos rios, mares, praias, etc...

  • Não estamos a apoiar o investimento em melhorias na qualidade da água da rede pública ou noutras formas de distribuição de água potável. E o nosso poder enquanto consumidores é enorme! Está nas nossas mãos decidir o que queremos para o futuro.

  • Estamos a consumir microplásticos, cujos efeitos na nossa saúde ainda não são bem conhecidos. Um estudo feito em 2018 por Sherri Mason provou que 93% das garrafas testadas de 11 marcas conhecidas estavam contaminadas com microplásticos - com uma média de 325 partículas por litro de água engarrafada.

  • É um desperdício de dinheiro. Já pensaste quanta água da torneira poderias beber até igualar o preço que pagas pela mesma quantidade de água no supermercado?


Quem, desse lado, já não compra água engarrafada? Que alternativas encontraram?



#sustentabilidade #sustentabilidadenapratica #sustentabilidadeambiental

bottom of page