top of page

Detergente Multiusos Caseiro

Fins de semana e feriados combinam com limpezas em casa, e esta ronda de limpeza deu lugar a uma nova experiência: fazer o detergente de limpeza com vinagre feito a partir das cascas de fruta.


Para fazer este vinagre de limpeza, é preciso muito pouco! É só juntar cascas de fruta, água e aguardar 15 dias pela fermentação. Sim, é só isto! Juro...


Relativamente ao detergente, existem inúmeras receitas online. Nesta experiência utilizei:

* 1 chávena de chá de Vinagre

* 3 chávenas de chá de água

* Sumo de limão q.b (usei metade de um limão pequenino)

* 2 gotinhas de óleo essencial de eucalipto


O resultado? Muito positivo! As casas de banho ficaram a brilhar e até as manchas de calcário dos vidros desapareceram.


O ponto menos positivo: não faz espuma. É necessário pulverizar mais as superfícies para garantir uma limpeza eficaz. Mas... é só água, vinagre e limão! Além disso, também não deve ser guardado por muito tempo, para não perder o efeito desinfetante do vinagre.


E perguntas tu, porquê o óleo essencial de eucalipto? Porque deixa a sensação de ambiente limpo, de forma natural, e tem também propriedades desinfectantes!

Disclaimer: isto não significa que os detergentes comerciais são todos tóxicos e os naturais são a panaceia! Há bons detergentes ecológicos (claro) no mercado. É preciso ler bem os rótulos e analisar!


E tu, que detergentes utilizas?


#zerowasteliving#desperdiciozero#changeclimatechange#zerowastechallenge#zerowastechristmas#zerowastehome#desperdíciozero#desperdícioalimentar#semdesperdicio#economiacircular#circulareconomy#conscienciaambiental#savetheocean

bottom of page